Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Nascido em Montevideu, Eduardo Galeano foi um importante jornalista, cronista e escritor uruguaio. Autor de dezenas de livros, iniciou a carreira jornalística no início da década de 1960 como editor do Marcha, um influente jornal semanal. Nessa época já tinha desistido do sonho de ser jogador de futebol. Verdadeiro amante do esporte, escreveu e o citou em vários momentos.

Na década de 70 foi preso durante o regime ditatorial uruguaio, se exilando na Espanha e retornando ao Uruguai somente em 1985.

Sem dúvidas a obra mais conhecida de Galeano é "As Veias Abertas da América Latina". No livro, ele analisa toda a condição de exploração e dominação do continente, desde a invasão espanhola e portuguesa, até o século XX, onde a ingerência de grande parte da América Latina dá-se por parte dos EUA.

Além d"As Veias Abertas da América Latina", Eduardo Galeano deixou um imenso acervo de importantes obras: "Dias e Noites de Amor e de Guerra", "Vagamundo", "Bocas do Tempo", "Futebol ao Sol e à Sombra", "O Teatro do Bem e do Mal", "O Livro dos Abraços", "Espelhos", dentre outros.

Além de livros, Galeano também escrevia artigos. Muitos para publicações estadunidenses de esquerda como The Progressive, New Internationalist, Monthly Review e The Nation.

Em julho de 2008, Galeano foi agraciado com o primeiro título de Cidadão Ilustre do Mercosul.

Eduardo Galeano faleceu em abril de 2015, deixando um legado importantíssimo de que é necessário conhecer profundamente e estudar os problemas de uma sociedade para poder analisá-los de forma crítica.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deixou saudades: Revista Bizz/Showbizz

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp