O Caso Evandro (2021) - Direção: Aly Muritiba e Michelle Chevrand

A série documental lançada em streaming pelo Globoplay é um marco nas carreiras dos realizadores Aly Muritiba (que já foi citado aqui no Blog, com o seu curta "A Fábrica") que se junta a Michelle Chevrand para adaptarem de forma impecável o podcast relacionado ao caso do desaparecimento e morte do menino Evandro Ramos Caetano, em abril de 1992, na cidade litorânea de Guaratuba, no estado do Paraná.

Por estar ainda ouvindo o podcast e por não ser capacitado em Direito, Medicina Legal, Perícia Forense, etc, vou me ater apenas a produção em si, procurando o mínimo possível expressar as minhas opiniões sobre o conteúdo do material produzido. Adianto de antemão, que desprezo veementemente os preconceitos aos quais serviram de base para boa parte da imprensa sensacionalista como método de desserviço à ignorância, que serviu como instrumento de manipulação da opinião pública em relação as religiões de matriz afrobrasileira e o sentimento de justiçamento diante da epidemia de desaparecimentos de crianças nas décadas de 80 e 90. Deixo expresso também o meu repúdio às práticas adotadas pela equipe Águia da Polícia Militar do Paraná, que não só não investigou o caso com a devida atenção e cuidado, como praticamente se dirigiu à cidade de Guaratuba com uma resolução pronta e acabada do caso, solucionando o mesmo de forma questionável, vergonhosa e execrável.

"O Caso Evandro" é um documentário mesclado com trechos ficcionais, pontualmente marcados para preencher com um aprofundamento do expectador, que mesmo sem conhecer nada do caso, consegue imergir na obra, como um acompanhante da equipe de produção, tendo as primeiras impressões sobre os prováveis responsáveis pelo rapto e morte do garoto e sofrer um forte impacto diante das reviravoltas do caso.

Inteligentemente, os realizadores utilizam os episódios 1 e 2 para mostrarem o contexto da situação, conduzindo muito bem as nossas percepções, para em seguida, nos apresentar uma série de dúvidas acerca do caso, nos fazendo questionar sobre a polícia, as investigações, as confissões dos acusados, e até mesmo sobre se o próprio cadáver sepultado é realmente do garoto Evandro. 

Os episódios 3, 4, 5 e 6, nos apresentam, assim como o restante, um vasto material: registros da época em fotos, vídeos e áudios da imprensa, bem como documentos e teses utilizadas tanto pela acusação quanto pela defesa dos acusados, e as famigeradas fitas em VHS e cassete com as confissões dos suspeitos. O episódio 7, além de utilizar muito bem dos materiais disponíveis, nos traz as revelações mais fortes, perturbadoras e revoltantes sobre a resolução do caso, bem como os julgamentos e condenações dos acusados.

Com um cuidado enorme, a equipe criativa soube, de forma excepcional, adaptar em sete capítulos uma quantidade enorme de material do podcast do professor, escritor, produtor de podcasts e jornalista independente, Ivan Mizanzuk. Do podcast com mais de 40 horas, a equipe da série documental conseguiu de forma eficiente mostrar os principais fatos dessa espinhosa história em 290 minutos. O episódio 8 foca no caso do garoto Leandro Bossi, desaparecido também em Guaratuba, cerca de dois meses antes de Evandro.

A condução da trama, a trilha sonora, a edição e montagem, o roteiro e a direção colocam "O Caso Evandro" como uma obra totalmente inovadora no audiovisual brasileiro. Todos os envolvidos, inclusive Ivan Mizanzuk, que aparece em vários momentos como entrevistado, merecem todos os elogios possíveis, não só por criarem uma excelente série, mas principalmente, por trazerem à tona uma injustiça que afetou a vida de várias pessoas, fazendo com que tudo o que se tinha como verdade sobre o caso merecesse ser revisto.

O caso Evandro volta a ser considerado um mistério, assim como o de Leandro Bossi.

A quem se interessar pela série, ou que que já tenha assistido, aconselho ouvir o podcast de Ivan Mizanzuk, onde há muito mais informações acerca do caso nos seus 36 episódios: 

https://www.projetohumanos.com.br/temporada/o-caso-evandro/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Deixou saudades: Revista Bizz/Showbizz

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp