Leônidas: o inventor da "bicicleta"
Leônidas da Silva foi um importante jogador de futebol, nascido no Rio de Janeiro, em 6 de setembro de 1913.
Leônidas jogou por vários clubes do Brasil, como São Cristóvão, Bonsucesso, Vasco, Botafogo, Flamengo e São Paulo, além do Peñarol do Uruguai.
Leônidas foi tão importante em sua época que quando se transferiu para o São Paulo, em 1942, o estádio do Pacaembu teve recorde de público, com mais de 70 mil espectadores.
Apesar dos vários títulos que conquistou em sua carreira, Leônidas ficou conhecido por ter inventado o lance conhecido como "bicicleta". Historiadores e jornalistas consideram ele como o primeiro jogador a executar esse tipo de ação.
A primeira vez que Leônidas executou essa jogada foi em 24 de abril de 1932, em uma partida entre Bonsucesso e Carioca, com vitória do Bonsucesso por 5 a 2.
Após abandonar os gramados em 1951, Leônidas ocupou cargos de dirigente e treinador. Mas foi através dos microfones que ele se destacou tanto quanto jogador. Como comentarista, chegou a ganhar sete vezes o prêmio Roquette Pinto.
Em 1974, teve de abandonar a carreira jornalística, devido ao Mal de Alzheimer, Por 30 anos, conviveu com a doença, vindo a falecer na cidade paulista de Cotia, em 24 de janeiro de 2004.
Comentários
Postar um comentário