Curta-metragem: Qual Queijo Você Quer? (2011) - Direção: Cíntia Domit Bittar
Um simples pedido para comprar um queijo na venda, faz com que Margarete (Amélia Bittencourt) tenha uma discussão sobre o relacionamento com seu marido, Afonso (Henrique César).
O filme tem um tom poético e de apelo existencial sobre o que imaginamos para o nossa vida e o que iremos conseguir realizar de fato; sonhos, projetos, viagens. O fato é que sempre iremos estar insatisfeitos com uma coisa ou outra, mas a vida a dois deu ao casal tudo o que eles poderiam desejar: filhos, netos, bisnetos, uma velhice tranquila. Não realizar um sonho de juventude faz parte.
A direção de arte fez um trabalho excelente na montagem do cenário. E a equipe de fotografia mandou muito bem; os planos-detalhes sempre conseguem fazer a inserção do espectador com os personagens e com o seu lar, nos levando a uma intimidade maior tanto com o apartamento, quanto com os objetos que a personagem cita, ao longo da sua explosão emocional.
O diálogo demonstra uma não aceitação do que o casal poderia ter vivido, mas não viveu. A explosão de raiva, no entanto, traz a personagem de volta àquela realidade, que se não fora a ideal, a que ela realmente queria, fez com que ambos pudessem viver uma vida feliz, mesmo com a rotina que termina vindo, e até pode ser bem aproveitada. Ou precisaria haver algo a mais na vida de um casal, além de companheirismo, amizade, carinho, amor e compreensão?
A roteirista e diretora Cíntia Domit Bittar merece, não só palmas, mas o Tocantins inteiro, assim como os dois personagens.
Comentários
Postar um comentário