Esta Terra é Minha (2012) - Direção: Nina Paley - contém spoilers

O curta-metragem em animação conta, através da música "This Land is Mine" cantada por Andy Williams, a história da região da onde hoje se situa a Palestina e Israel, desde a chegada de seus primeiros habitantes, até a atualidade e os conflitos que ainda persistem na região.

Seja como "Terra Santa" ou território de exploração, a animação ainda mostra, além dos conflitos de ordem religiosas, os de ordem econômica, com a presença de europeus a partir do neocolonialismo do século XIX. Ou seja, é mostrado em forma músico-animada o domínio da região por povos primitivos, cananeus, egípcios, assírios, judeus, gregos, romanos, numa alternância pela dominação que não parece ter fim, até a configuração atual, onde os conflitos se desenrolam entre israelenses, OLP, Hamas e Hezbollah.

A crescente narrativa e dramática se acentua com a música em genocídios de povos inteiros, com um final apoteótico de uma figura que representa a morte.

A diretora, também roteirista e animadora, foi extremamente feliz em retratar de forma muito eficiente toda a trama. Como Nina Paley também é cartunista, conseguiu demonstrar o enredo com desenhos, alguns milênios de história, em 4 minutos, didaticamente mas sem ser simplório em nenhum momento. Pelo contrário, consegue nos trazer para um boa reflexão sobre etnocentrimo, fundamentalismo religioso, radicalismo político, imperialismo europeu, etc. 

Segundo o Imdb, Nina Paley tem ainda outras 8 obras, entre animações em curtas e longas-metragens.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Tela Class: o escracho ultra-cômico do Hermes e Renato