O centenário de Walter Matthau
Nascido em 1º. de outubro de 1920, Walter John Matthow, na cidade de Nova Iorque, cresceu numa família pobre, começando a trabalhar ainda pequeno como vendedor de refrigerantes.
Aos 11 anos, teve seu primeiro contato com arte cênica, ao participar de um trupe de teatro.
Matthau serviu a Força Aérea dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, mas logo que pôde, voltou a atuar, estreando na Broadway em 1948, substituindo um ator. Na TV, iniciou sua carreira em 1950, na série "Studio One".
No cinema, Walter Matthau estreou em 1955, no filme "Homem Até o Fim". Sua carreira de sucesso foi extensa, atuando em filmes dos mais variados gêneros, como no Faroeste "A Um Passo da Morte", também de 1955, no Drama Musical "Balada Sangrenta" (1958), que teve Elvis Presley como estrela, na Comédia "Adorável Trapaceiro" (1962), no Suspense "Charada" (1963) e na comédia "Uma Loura por Um Milhão", de 1966, onde ganhou o Oscar como melhor ator coadjuvante.
Apesar da versatilidade, a carreira de Matthau seguiu mais pelo gênero de Comédia, onde formou uma dupla de sucesso durante vários anos com Jack Lemmon. Os dois atuaram juntos em dezenas de filmes durante as décadas de 60, 70, 80 e 90.
Atuou com Roberto Benigni em 1988 numa comédia diabólica no filme "O Pequeno Diabo". Mas ficou marcado entre os mais jovens pela sua atuação no filme "Dennis: O Pimentinha" (1993), interpretando o sofrido Senhor Wilson.
Ao longo da vida, Walter Matthau colecionou ótimos personagens, momentos hilários e um grande número de fãs.
Ele nos deixou em 1º. de julho de 2000, vítima de câncer.
Comentários
Postar um comentário