Parabéns, Ziraldo!
Nascido em Caratinga (MG), em 24 de outubro de 1934, Ziraldo Alves Pinto, tornou-se um dos maiores desenhistas, cartunistas, chargistas, escritores, caricaturistas, cronistas e humoristas brasileiro.
Ziraldo formou-se em Direito pela UFMG, mas ganhou notoriedade através do seu talento para criar e desenhar. Com apenas 6 anos de idade teve um de seus desenhos publicados na Folha de Minas.
Ficou nacionalmente reconhecido após trabalhar no jornal O Cruzeiro, em 1954 e, em seguida, no Jornal do Brasil, a partir de 1963, criando personagens conhecidos do público, como Jeremias, o Bom; a Supermãe e o Mirinho.
Em 1960 recebeu o "Nobel" Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, principal premiação da imprensa livre da América Latina.
Foi fundador do "Pasquim", tabloide de oposição ao regime militar. Este foi um dos principais motivos de sua prisão após a promulgação do AI-5.
Em 1980, Ziraldo lançou o livro "O Menino Maluquinho", que, futuramente foi adaptado para a TV como seriado, e também para o cinema, onde ganhou três versões.
Sem parar de trabalhar, Ziraldo criou, em 1999, a "Revista Bundas"; uma clara sátira à revista "Caras". Desde o ano de 2000 participa da "Oficina do Texto".
No dia 3 de outubro de 2016 recebeu a Medalha de Honra da Universidade Federal de Minas Gerais em cerimônia presidia pelo reitor Jaime Arturo Ramírez no auditório da reitoria da universidade.
Militante de esquerda atuante, Ziraldo foi membro do PCB. Mesmo com uma divisão, em 1989, (que deu origem ao PPS), Ziraldo manteve-se no Partido Comunista Brasileiro. Em 2005 filiou-se ao PSOL. A logo do partido foi desenhada pelo próprio Ziraldo.
Criador de inúmeras obras e criações, Ziraldo já tem um legado para a posteridade. Parabéns, Ziraldo, pelos seus 88 anos!
Comentários
Postar um comentário