53 anos do Thaíde

Em 5 de novembro de 1967 nascia em São Paulo, Altair Gonçalves. A vida de Altair poderia ter sido comum, como a de outros milhões de negros da periferia de São Paulo, mas ele, Altair, se tornou o Thaíde, rapper, compositor, produtor, apresentador e ator.

Começou a sua carreira no Rap junto com DJ Hum no final dos anos 80, sendo um dos pioneiros do gênero no Brasil. Durante os anos 90, por influência de um amigo rapper de João Pessoa, o DJ Tildal, comprei a coletânea "Hip-Hop - Cultura de Rua", que tem as faixas "Corpo Fechado" e "Homens da Lei", do rapper paulistano. 

A parceria entre Thaíde de DJ Hum durou de 1987 até 2007, transformando-os em referências para as gerações futuras do Hip-Hop. Juntos, lançaram 8 discos de estúdio. Já sem o antigo companheiro, Thaíde lançou "Thaíde Apenas", (2007), "Malandragem é Viver" (2014), "Pra Cima Remix Single" (2015) e "Vamo que Vamo que o Som Não Pode Parar" (2017).

Além da carreira no Rap, Thaíde também se destacou na TV e no cinema. Na antiga MTV, emprestou a sua voz na "Megaliga MTV de VJs Paladinos" e apresentou o "Yo! MTV". Já na Band, foi destaque no programa "A Liga", além da sua participação no seriado "Antônia".

Thaíde deu às caras nas telonas também: apareceu no doc "Musicagen" (2005), em "Antônia" (2007), "Caixa Dois" (2007), "2 Coelhos" (2012), "Sabotage: O Maestro do Canão" (2015), "Era Uma Vez Uma História" (2017), "O Homem Cordial" (2019) e "O Rap Pelo Rap 2", também de 2019.

Falar do Thaíde é falar de um dos pioneiros e mais talentosos rappers brasileiros e de um profissional extremamente versátil, seja na música, na TV ou no cinema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Tela Class: o escracho ultra-cômico do Hermes e Renato