Arquivo X: Ficção Científica, Paranormalidade, Mistério e Monstros, até uma horas.
Arquivo X (The X Files) é uma série criada por Chris Carter, que teve enorme repercussão e um estrondoso sucesso durante as décadas de 90 e 2000, que teve estreia na Fox em setembro de 1993 e sua última temporada lançada em 2002, inicialmente.
A série segue dois agentes do FBI, designados para investigarem casos não solucionados: a agente Dana Scully (Gillian Anderson) e Fox Mulder (David Duchovny). Os casos investigados pela dupla têm, em sua maioria, origens inexplicáveis que envolvem paranormalidade, ocultismo, teorias de conspiração ou extraterrestre.
Mulder acredita nos fenômenos paranormais e na existência de vida inteligente fora da Terra, enquanto que Scully, cética, procura explicações racionais para cada evento que presenciam.
Ao longo do transcorrer da série Scully percebe que realmente há uma trama conspiratória envolvendo as investigações do parceiro e se convence que, independentemente de crenças, ambos só podem confiar um no outro.
Acompanhar a série na TV aberta no Brasil, pela Rede Record, causou um enorme frenesi nos fãs, mas para quem quiser assistir Arquivo X hoje, são necessárias algumas dicas: é importantíssimo estar ligado nos episódios mitológicos da série (ou história maior). Estes, são episódios-chaves que estão diretamente ligados as relações de Fox Mulder, Dana Scully, além do Canceroso (William B. Davis) e do diretor-assistente Walter Skinner (Mitch Pileggi) e na forma como a série se desenrola, com eventos, reviravoltas e transições.
Outros episódios se dedicam a investigações que não interferem na mitologia da série, eventualmente, não contando com os personagens de William b. Davis, Mitch Pileggi, além de outros.
Além dos personagens principais e dos secundários, ainda podemos ver, ao longo das temporadas, alguns rostos bastante conhecidos que tiveram aparições em alguns episódios como Lucy Liu, Ryan Reynolds, Shia LaBeouf, Bryan Cranston, Luke Wilson, Jack Black, Laurie Holden, Tony Shaloub e Jane Lynch, por exemplo.
Mesmo inspirada em séries como a A Quinta Dimensão, Além da Imaginação e Twin Peaks, além de influências de filmes de grandes diretores, Arquivo X passou a ter problemas entre elenco, diretores e produtores. Isto causou furos na trama mitológica e tudo ficou muito pior após a saída de David Duchovny, ao fim da sétima temporada. Para as oitava e nona temporadas, entraram Robert Patrick e Annabeth Gish, o que desagradou a maioria dos fãs. Desta forma, Arquivo X teve seu cancelamento em 2002, com o fim da nona temporada.
A série rendeu dois filmes: Arquivo X - O Filme (1998), e Eu Quero Acreditar (2008), além da série spin-off The Lone Gunmen, de 2001, que que gira em torno do grupo autodenominado "Pistoleiros Solitários", três hackers nerds que publicavam uma revista de mesmo nome, em busca de conspirações governamentais. Seus nomes são John Fitzgerald Byers, Richard Langly e Melvin Frohike; todos amigos de Fox Mulder e que os ajudam nas suas investigações.
A décima temporada foi exibida entre A décima temporada foi exibida entre 24 de janeiro de 2016 e 22 de fevereiro de 2016, e a décima primeira temporada foi exibida entre 3 de janeiro de 2018 e 21 de março de 2018, porém sem conseguir desenvolver a mesma paixão dos antigos espectadores e grande interesse das gerações mais jovens.
Uma animação de comédia, derivada da clássica série Arquivo X (The X-Files, no original), está sendo desenvolvida pela Fox, agora em 2020. Intitulada, por enquanto, como Arquivo X: Albuquerque, a série terá o criador original Chris Carter vinculado à produção executiva.
De acordo com as informações divulgadas até agora, os roteiros não terão Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) como protagonistas. Ao invés disso, a animação será focada em personagens totalmente novos.
A sinopse prevê a apresentação de um grupo de agentes desajustados que investigam casos um tanto quanto ridículos, o que seria demais para o estirpe dos agentes originais. Esses novos personagens pertenceriam a uma subdivisão dos Arquivos X e, por isso, não haviam sido citados anteriormente.
Apesar dos pesares, Arquivo X marcou uma geração, deixando um enorme legado para filmes e séries lançadas posteriormente. Quem ainda não conhece assista, vale muito a pena. Todas as temporadas estão disponíveis no Globoplay.
Comentários
Postar um comentário