Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher
O dia 25 de novembro foi definido como Dia Internacional Contra a Violência à Mulher, pelo Movimento Feminista Latinoamericano,em 1981, em memória ao assassinato das irmãs Mirabal na República Dominicana. Patria, Minerva e Antonia, foram mulheres que se opuseram ao regime militar de Rafael Leónidas Trujillo e foram por isso assassinadas junto com Rufino de la Cruz, em 25/11/1960.
Portanto, celebra-se o dia 25 de novembro para denunciar a violência contra as mulheres no mundo todo e exigir políticas em todos os países para sua erradicação.
A violência de gênero é um problema estrutural em praticamente todos os países do mundo. Trata-se de um problema social sedimentado culturalmente, através de violência física, sexual, psicológica, econômica, cultural, etc.
Somente através da educação e de respostas jurídicas realmente eficientes e que evitem a impunidade, é que se pode mudar o atual quadro de desigualdade e violência contra as mulheres. É necessário, mudar regras sociais, principalmente em sociedades onde a subordinação das mulheres está enraizada por preceitos religiosos.
A violência sofrida pelas mulheres podem ser tanto no âmbito doméstico, quanto no público. Mesmo com muitos avanços nas leis que prevem penas mais pesadas em casos de violência contra a mulher, a situação de violência ainda é um problema grave.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2011 indicam que mais de 70% das mulheres em todo o mundo sofrem algum tipo de violência de gênero ao longo da vida. A estimativa é que uma em cada cinco mulheres seja vítima de estupro ou de tentativa de estupro.
A participação dos homens no debate sobre violência contra mulheres é fundamental, pois o trabalho de conscientização não é uma luta apenas das mulheres, mas de todos.
O número para denúncias de violência contra a mulher é o 180.
Comentários
Postar um comentário