Edifício Master (2002) - Direção: Eduardo Coutinho

A equipe de Eduardo Coutinho esteve durante alguns dias no Edifício Master, situado em Copacabana, no Rio de Janeiro. O prédio, com treze andares e 23 apartamentos por andar, abriga mais de 500 moradores.

Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistarem 37 moradores do prédio, mostrando o cotidiano do lugar, extraindo histórias íntimas de muitos deles.

A técnica de entrevistas do Eduardo Coutinho dispensa comentários, sendo ele, considerado por muito o maior documentarista da história do cinema brasileiro. Ele realmente era um condutor de histórias e em Edifício Master, ele conseguiu executar isso com perfeição, como as diversidades podem interagir num ambiente.

E Coutinho era tão genial que ele simplesmente não somente entrevista as pessoas para que elas contassem as suas histórias. Ele utiliza recursos de planos médios ou até mesmo close-ups para criar um vínculo de imersão do espectador com o entrevistado. Da imersão, vem a afinidade. E da afinidade, vem a reflexão: "certas situações não são exclusividades das vidas de moradores só do Edifício Master, nem só de quem mora na zona sul do Rio, e nem só de quem mora na cidade do Rio de Janeiro, e nem só de quem mora no Estado. Certas situações são comuns, seja com quem mora no Edifício Master, em Itaquera, em Boa Viagem, ou em qualquer outro lugar do Brasil e do mundo".

Onde há humanos, há conflitos, seja externos ou, simplesmente, internos, mas também angústias, preocupações, pessimismo. Mas também, há espaço para reconstruções, cooperações, amizades e otimismo.

Tragédias, perdas, tristezas, alegrias, conquistas, tudo isso faz parte da experiência e da vivência humana. É impressionante como vários sentimentos, muitas vezes, um sendo o oposto do outro, estão do outro lado da parede, no apartamento vizinho. Edifício Master consegue fazer com que enxerguemos que ninguém vive no fundo do poço eternamente e ninguém vive num mar de rosas eternamente. Muitas vezes, as aparências enganam. E Coutinho consegue mostrar isto de forma escancarada, e ao mesmo tempo, sutil.

Edifício Master é um documentário tecnicamente simples, porém, mesmo contando com uma simplicidade de gravação, consegue se tornar genial devido a forma como mostra a complexidade dos seres humanos vivendo num espaço claustrofóbico e limitado. Um filme real, com pessoas reais, e produzido com maestria pelo nosso mestre dos documentários. Edifício Master é para ser assistido e reassistido quantas vezes forem necessárias.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Tela Class: o escracho ultra-cômico do Hermes e Renato