O Homem da Terra (2007) - Direção: Richard Schenkman

Realmente, muitas vezes, o cinema é uma caixinha de surpresas. Muitos filmes não tão badalados guardam em si uma estória simples, surpreendente e genial. Não vou dizer que "O Homem da Terra" seja um filme tão genial assim, mas a obra dirigida por Richard Schenkman, é uma verdadeira obra de arte, pelo conjunto da obra.

Contando com um pequeno, mas competente, elenco e se passando em praticamente um único cenário, excetuando uma ou outra cena, o filme mostra a história de um professor, John Oldman, e seu estranho comportamento de não permanecer por muito tempo num lugar, mudando-se de cidade periodicamente, cerca de 10 em 10 anos. Numa reunião com colegas acadêmicos ele decide esclarecer o seu segredo.

A condução da trama é muito bem feita, com o roteiro rolando suavemente e fluindo perfeitamente. O elenco, com David Lee Smith, Ellen Crawford, John Billingsley, Richard Riehle, e talvez tendo como nome mais conhecido o de Tony Todd (Premonição), não deixam o arco dramático e a narrativa ficarem cansativos em nenhum momento.

"O Homem da Terra" é um filme sobre História, sobre Antropologia, sobre relacionamentos e traz uma excelente reflexão sobre o que podemos deixar, se não na história, mas como legado entre os nossos conhecidos e familiares, levantando mitos, crenças e reflexões pertinentes, "O Homem da Terra" é um filme para pessoa com mente aberta, sem preconceitos e que apreciam bons diálogos. É ainda uma comprovação que dá pra produzir um ótimo filme com limite orçamentário reduzido.

Assista hoje mesmo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Tela Class: o escracho ultra-cômico do Hermes e Renato