Plantão da Globo: Por que a vinheta dá frio na espinha?
O Plantão da Globo passou a comunicar notícias importantes, fora dos horários de jornais, a partir dos anos 80. Porém, a vinheta com a música-tema atual foi incorporada em 1991. O músico João Nabuco, autor da música, venceu o concurso realizado pela emissora para a escolha de uma vinheta impactante e que chamasse a atenção do que viria a ser noticiado.
Apesar da música permanecer até hoje, a arte gráfica teve várias versões, nesses quase 30 anos.
Mas por que a vinheta do Plantão da Globo causa tanto temor? Segundo o próprio autor, em entrevista ao UOL em 2016, "Não é uma questão da vinheta. As pessoas acham que notícia ruim é mais urgente do que notícia boa. Se uma pessoa morre, é urgente. Se alguém nasce, dá pra esperar até 20h30 pra ver no Jornal Nacional".
Fato é que, em sua imensa maioria em que foi ao ar, o Plantão da Globo sempre comunicou mortes, tragédias ou notícias políticas muito urgentes.
Em 2020, a Globo interrompeu sua programação normal para transmitir o Plantão em algumas ocasiões, como nas demissões dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta em 16 de abril e Nelson Teich em 15 de maio. Em 23 de maio, foram duas interrupções para informar sobre a quebra de sigilo da reunião presidencial de 22 de abril. Em algumas outras vezes, o Plantão entrou no ar para comunicar dados sobre números de infectados e mortos pela Covid-19, após as informações chegarem a redação depois do término no JN.
Portanto não estranhe se sentir um arrepio quando a vinheta do Plantão da Globo interromper a programação normal; geralmente é para comunicar notícias ruins mesmo. Mas bem que poderiam ter escolhido uma trilha sonora menos aterrorizante, não é?.
Comentários
Postar um comentário