Por que "O Exorcista" ainda é o melhor filme de Terror de todos os tempos?

Com certeza, quando se fala de filmes de Terror, um dos primeiros que vem à mente é "O Exorcista". Esta verdadeira obra-prima, lançada em 1973, ainda apavora e inspira outros filmes do subgênero de possessão demoníaca.

Na verdade, "O Exorcista" deve ter servido de inspiração e influência para dezenas ou até centenas de filmes com essa temática em seus 47 anos. Portanto, por ser revolucionário neste quesito, e por mais inúmeras qualidades, não é nenhum absurdo dizer que "O Exorcista" é o melhor filme de Terror da história do gênero.

O roteiro é perfeito, com coesões narrativas e dramáticas em perfeita sintonia, aumentando gradativamente as tensões/conflitos dos personagens e a crescente da trama, tudo na medida certa.

Jumpscares são bem vindos, quando utilizados na dose certa. Porém, com pouquíssimas cenas onde há esse recurso da trilha sonora, "O Exorcista" consegue assombrar mesmo onde só tem sons diegéticos. Isso porque, os espectadores já sabem de todo o contexto e o que acontece em cena, bem como o visual, a voz e as atitudes da personagem Regan, endemoniada, são bastante repulsivos, até mesmo para os padrões de hoje. Falando nisso, a maquiagem foi perfeita, utilizando recursos simples, mas intensos.

"O Exorcista" não é apenas um filme onde um demônio toma o corpo de uma garota e atormenta as pessoas próximas e as que se aproximam dela posteriormente. A carga dramática existente e que cada personagem carrega, só se acentua cada vez mais, com o demônio Pazuzu, atingindo cada um deles e lhes desgastando cada vez mais, conforme o andamento da trama.

Magistralmente dirigido por William Friedkin, "O Exorcista" não ficou datado, tanto que no ano 2000 foi relançado com algumas cenas excluídas do original (como a cena da escada, por exemplo), rendendo mais 11 minutos e angariando mais fãs ainda. O filme ainda conseguiu nascer como clássico, não só por ter sido o primeiro filme do gênero a ser indicado como Melhor Filme. Além dessa categoria, "O Exorcista" também concorreu nas categorias: Direção, Direção de Arte, Fotografia, Montagem, Atriz, Atriz Coadjuvante, Ator, e vencendo em duas categorias: Som e Roteiro Adaptado. "O Exorcista" já foi lançado e automaticamente virou clássico porque nunca antes um filme explorou a temática de possessão demoníaca desta forma, com tanto vigor e de forma revolucionária.

Morando em Campina Grande, ouvi de um vizinho que trabalhou no Cine Capitólio, que quando "O Exorcista" passou nas telonas da cidade, algumas ambulâncias ficavam estacionadas em frente ao cinema para atender as pessoas que saíam do seu interior passando mal. Basta lembrar que ainda hoje há pessoas que não se atrevem a assistir este filme. Mesmo por não ter ficado datado, é um prato cheio para os fãs do Terror, mas também, objeto de medo de quem não assistiu mas sabe de todo o peso do filme, preferindo não assisti-lo.

Outros, porém, ainda evitam assisti-lo devido aos mitos e lendas que envolvem a sua produção, com alguns eventos sendo verdadeiros e outros não. O mito de que a atriz Linda Blair enlouqueceu é balela; ela protagonizou na "bomba" que foi "O Exorcista II - O Herege" (1977), além de outras dezenas de produções, inclusive na paródia d"O Exorcista", "A Repossuída", de 1990, que contou com Leslie Nielsen no elenco. Ela ainda está "vivinha da Silva" e atualmente tem 61 anos.

Alguns profissionais ou artistas se acidentaram ou morreram, como é o caso do ator Jack MacGowran e da atriz Vasiliki Maliaros, que não chegaram a ver o lançamento do filme, além de alguns parentes de membros do elenco, como o falecimento do irmão do ator Max von Sydow e do avô da atriz Linda Blair.

Por tudo o que "O Exorcista" representa, não só para o gênero Terror, mas para a história do cinema mundial, esse filme é essencial para qualquer cinéfilo. "O Exorcista" é um divisor de águas no gênero Terror, mas também é um dos melhores filmes da história do cinema. Não há como não falar de cinema sem falar nele. 



Comentários

  1. Parabéns pela referência e principalmente pelo texto.
    Fácil leitura e bem dinâmico.
    Estarei acompanhando!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Deixou saudades: Revista Bizz/Showbizz

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp