Tinguera - o Violeiro Errante (2013) - Direção: Edna Cassal e Marcus Alem
Apesar de nascido em 1923 em Santa Branca, interior de São Paulo, Justino Ribeiro de Oliveira, ficou municipalmente conhecido na cidade vizinha de Jacareí.
Justino era o típico homem caipira do Vale do Paraíba. Defensor de uma tradição, era uma figura que carregava consigo os traços culturais da música de viola caipira e do artesanato regional.
Devido a um acidente, Justino perdeu parte de uma das pernas, ficando inválido, mas não deixando de ir para o Centro da cidade tocar a sua viola quase que diariamente. Recebendo o apelido de Tinguera, foi atormentado por garotos de várias gerações. O apelido, ao qual detestava, fazia com que corresse atrás de garotos pelas ruas do Centro e com as batidas características da sua muleta rústica.
Este curta-metragem em animação, com roteiro de Edna Cassal, detalha um pouco mais da vida deste homem, trazendo algumas curiosidades que os moradores de Jacareí praticamente ignoravam sobre o Tinguera. Muito bem produzido, a animação em 2D, feita por Elton Padeti e Bruno del Rey e com adicionais dos diretores, narra o personagem muito além do Centro da cidade e de seu comportamento irritado diante das provocações, mas de forma humana, no relacionamento com seus vizinhos, e que nos faz refletir sobre a sua importância histórico-cultural para a cidade.
Além de mostrar uma figura folclórica é um filme educativo, que faz uma homenagem a uma das figuras mais conhecidas da cidade no século XX. Justino faleceu em 2008.
Assista o curta. Deixe seu like e se inscreva no canal Tinguera Produções.
Comentários
Postar um comentário