Curta-metragem: Dez Reais (2007) - Direção: Rodrigo Sarti Werthein

O filme conta o movimento que uma nota de R$ 10,00 faz, percorrendo por vários lugares, por várias mãos e por várias condições e classes sociais, bem como as relações a que elas são impostas.

Com roteiro do próprio diretor Rodrigo Sarti Werthein, o curta conta com o elenco formado por Nielson Menão, como o candidato Menezes, além de Andrade Júnior, Luciana Duarte, Marcus Nozes e Sérgio Vianna, dentre outros.

A onipresença do personagem Menezes, demonstra que a política está presente em todos os cantos da cidade e, muitas vezes, permitindo que certos problemas persistam para que possam ser usados como promessas nas próximas campanhas. 

Apesar de apenas 10 minutos, o filme mostra como muitos dos problemas sociais estão interligados, num jogo de subcamadas dentro das classes sociais e como uma se comporta diante de outra. Relações estas, que permitem até que um candidato a governador cometa crimes, com o consentimento de alguém que não pode denunciar. Ou melhor, não tem outra opção, a não ser, ser conivente com a atitude do político.

A criminalidade do político não está apenas no momento em que ele entrega os 10 Reais para a empregada, mas em todos os lugares onde há um cartaz com a sua foto. Em todos os lugares é possível perceber a ausência do poder público. E quando o poder público aparece, é para reprimir.

O filme casa muito bem com a frase: ""O direito civil serve para que os ricos roubem os pobres. O direito penal impede que os pobre reajam."

Com um trama bem desenvolvida pelos roteiristas, "Dez Reais" traz à reflexão aspectos que não deveriam, mas são comuns. Todas as atuações são bastante pontuais e com certeza, é um filme que, infelizmente, não ficou nada datado.

Assista:  https://vimeo.com/63350121

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Tela Class: o escracho ultra-cômico do Hermes e Renato