Desgraçamento mental: 10 filmes pra bugar a sua cabeça

A lista de filmes que confundem a mente, dão um piripaque e podem fazer algumas pessoas ficarem pensando neles por dias é imensa. Geralmente são filmes que têm propostas que vão além dos limites do espaço-tempo e que, aparentemente, tem enredos ilógicos, ou com reviravoltas pra fazer cair o queixo.

Não, meus queridos, não vou colocar Efeito Borboleta, Donnie Darko, Os Outros, A Vila ou Interestelar nesta lista de 10 filmes para desgraçar a mente de quem assiste. Escolhi 10 filmes que não são tão famosos ou badalados como estes acima, mas que me surpreenderam bastante; ou pela trama, ou pela direção, ou pelo roteiro, ou simplesmente conseguiram prender a minha atenção. São 10 filmes escolhidos de acordo com o meu gosto pessoal e como dica para um bom entretenimento.


Rota da Morte (2003)

Uma família viaja a noite por uma estrada deserta para o feriado de Natal, até que estranhos eventos passam a acontecer. O Terror tem direção de Fabrice Canepa e Jean-Baptiste Andrea e conta com nomes conhecidos no elenco, como Lin Shaye e Ray Wise. É um Terror eficiente, com clima denso, pesado, que tem suas falhas, claro. Mas que não deixa de ser um bom passatempo.


Coherence (2013)

Nesse Suspense Sci-fi, dirigido por James Ward Byrkit, oito amigos jantam e começam a falar sobre a proximidade de um cometa, e sobre os rumores de que a passagem deste corpo celeste é capaz de trazer mudanças graves no comportamento das pessoas. Logo após a discussão, a luz acaba, e estranhos fenômenos começam a acontecer com os convidados, questionando a noção de realidade. Com bastante eficiência, o roteiro consegue nos inserir num verdadeiro quebra-cabeças.


Na Companhia do Medo (2003)

Tenso, o filme dirigido por Mathieu Kassovitz conta a estória de Miranda Grey (Halle Berry) , uma conceituada psiquiatra criminal que, repentinamente, descobre estar internada na clínica para deficientes mentais em que trabalha. Miranda é acusada de ter assassinado seu marido, mas ela não se lembra de ter cometido o crime. Tentando recuperar sua memória, Miranda passa a desconfiar que esteja sendo usada por uma força sobrenatural, que esteja buscando vingança. No elenco, além da Halle Berry, ainda temos nomes conhecidos como Robert Downey Jr. e Penélope Cruz.


Triângulo do Medo (2009)

Quando Jess (Melissa George) parte para o alto mar com um grupo de amigos a bordo de um veleiro, ela tem o pressentimento de que algo está errado. Seus temores se confirmam quendo uma tempestade atinge a embarcação deixando-os à deriva. Em seguida, um misterioso navio aparentemente abandonado surge e embarcar parece ser uma boa idéia. Logo, todos perceberão que não estão sozinhos e que alguma coisa está caçando os novos tripulantes. Muito bem dirigido por Chistopher Smith, Triângulo do Medo, não demora muito para mostrar o quão é surpreendente e instigante, tornando-se um ótimo filme de Mistério/Terror/Suspense.


A Criada (2016)

Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee), que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem com o plano, até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko. Prepare-se para os 144 minutos de "A Criada". A mistura de Drama, Romance e Suspense, dirigida por Park Chan-wook é um show de roteiro e direção. Tecnicamente falando, talvez seja o melhor filme desta lista.


Primer (2004)


Aaron (Shane Carruth) e Abe (David Sullivan) são dois jovens engenheiros que realizam experiências científicas em uma garagem. O projeto mais recente em que estão trabalhando é um dispositivo que reduz o peso de um objeto em seu interior, ao bloquear a força da gravidade. A experiência faz com que a dupla realize uma descoberta que pode fazer com que tenha tudo o que quiser.
Com direção de Shane Carruth, e com um orçamento de U$ 7,000, "Primer" é uma prova que dá pra produzir um ótimo filme sem muita grana.


Crimes Temporais (2007)

Inverossimilhança é a última coisa que alguém pode exigir em um filme sobre viagem no tempo. Porém, a trama em que Héctor (Karra Elejalde) se vê envolvido desencadeia uma série de situações incontroláveis e perigosas. O protagonista é burro e sem carisma? Digamos que sim, mas o longa com roteiro e direção de Nacho Vigalondo compensa.


Sem Retorno (2015)

Sofrendo de um câncer terminal, um senhor decide passar por um tratamento médico radical. Após ter sua consciência transferida para o corpo de um jovem, ele percebe o envolvimento de uma organização secreta e muito perigosa.
Com Ryan Reynolds e Ben Kingsley no elenco, e direção de Tarsem Singh, "Sem Retorno" é um filme de Ação, com bons e maus momentos, mas que é um bom passatempo.


O Homem da Terra (2007)

Quando John Oldman (David Lee Smith) decide mudar-se, reúne colegas professores da faculdade onde leciona e contar um grande segredo. O filme, passado praticamente todo num único ambiente, é uma viagem extraordinária. Richard Schenkman, o diretor, mostra que dá pra causar uma imersão enorme do espectador quando o roteiro tem diálogos extremamente eficientes e que aguçam a curiosidade.


Contra o Tempo (2011)

 Neste Suspense Sci-fi, o capitão Stevens (Jake Gyllenhaal) desperta no corpo de outro homem num trem e tem a missão de descobrir o terrorista e evitar o atentado. No experimento, Stevens recebe as orientações de Colleen Goodwin (Vera Farmiga). O diretor Duncan Jones nos entrega uma trama frenética com um Thriller eletrizante, que vale a pena conferir.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deixou saudades: Revista Bizz/Showbizz

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp