Há 30 anos, o Pearl Jam lançava Ten

Uma das maiores, mais conhecidas e mais bem sucedidas bandas da atualidade, lançava o seu disco de estreia no dia 27 de agosto de 1991. Ten não seria apenas mais um disco de lançamento de mais uma banda qualquer. Junto com outras bandas, o Pearl Jam participava da explosão mundial do Grunge em Seattle.´

O sucesso de Ten não foi imediato, mas meses depois suas faixas tornaram-se conhecidíssimas dentro e fora dos Estados Unidos. Once, Even Flow, Alive, Black e Jeremy tocaram em rádios do mundo inteiro, trazendo uma fama instantânea para a banda. 

Com letras variando em temas existenciais, sobre depressão, solidão, e também cotendo temas polêmicos e obscuros como abuso, suicídio e violência, o som com o vocal inconfundível de Eddie Vedder continua na ponta da língua dos fãs.

Outros discos foram lançados pela banda, e com a mesma qualidade. Porém, nenhum outro alcançou os números de Ten. O mais bem sucedido disco do Pearl Jam vendeu cerca de 13,5 milhões de cópias.

Com um som mais leve em relação a outras bandas Grunge, o Pearl Jam tem influências do Rock clássico dos anos 70, e de bandas como Ramones, The Who e do Neil Young, como já expressaram seus integrantes. Fato é que 30 anos após o seu lançamento, hoje o Pearl Jam é referência e influencia muitas bandas espalhadas pelo mundo.

https://www.youtube.com/channel/UClQT6Vnsm6BUm0I5kR26EkQ



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Deixou saudades: Revista Bizz/Showbizz

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp