Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp

O curta-metragem dirigido e roteirizado por Thiago Beckenkamp tem como pano de fundo um planeta devastado após a extinção da espécie humana. 

Um astronauta (Thiago Beckenkamp) caminha pelos escombros de uma cidade em busca de respostas de: como os humanos puderam chegar ao ponto de sua autodestruição? Enquanto Eu Respirar é um Sci-fi existencialista que, para além de questionamentos sobre a humanidade, reflete também sobre questões pessoais.

O astronauta, em sua narrativa melancólica, questiona não só como a humanidade não se preparou para o fim, como trabalhou ativamente para aquele destino. Em seu próprio monólogo, o astronauta questionou que, próximo do fim, uns culparam aos outros, ao invés de procurarem uma solução. Isto também vale para os relacionamentos afetivos humanos.

O filme ainda nos põe a refletir que a extinção de 8 bilhões de pessoas no planeta e sendo possivelmente evitável, deu-se pouca importância logo que os primeiros sinais surgiram. Aí entra o elemento da questão ambiental e em como a ganância humana pode ir as últimas consequências, podendo levar o planeta para um rumo ao fim da espécie humana.

Enquanto Eu Respirar tem uma atmosfera pesada, densa e angustiante. A fotografia cinza e enevoada nos dá a impressão de que o ambiente é tóxico e mortífero. 

A partir da metade o curta entra de vez na intimidade do personagem astronauta estabelecendo espaço para os seus questionamentos pessoais, sobre seu passado, seu presente e, quem sabe, seu futuro.

Este é um curta muito bem produzido e com uma mensagem de reflexão e esperança, sobre as nossas atitudes e o nosso papel no meio em que vivemos e em como devemos nos comportar em nossos relacionamentos.

O filme participou de festivais como o FESTCIMM (Festival de Cinema no Meio do Mundo) e o Festival CineSerra.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Deixou saudades: Revista Bizz/Showbizz