70 anos da Tupi: a primeira TV do Brasil

Era 18 de setembro de 1950 quando entrou no ar a primeira transmissão de uma TV brasileira. Foi inaugurada por iniciativa do jornalista Assis Chateaubriand, que treinou uma equipe de radialistas. A TV Tupi pertencia a um conglomerado de mídia na época, os Diários Associados.



Nos primeiros anos da pioneira emissora, todos faziam um pouco de tudo: artistas executavam trabalhos técnicos, diretores entravam em cena; era um fase de aprendizado para todos. 

Em 20 de setembro do mesmo ano, o primeiro programa humorístico começou a ser transmitido, com apresentação de Mazzaropi, o "Rancho Alegre". 

Aos poucos outros programas passaram a integrar a grade da emissora, como telejornais e novelas. Alô Doçura, Sítio do Picapau Amarelo, O Céu é o Limite tiveram alta receptividade do público e grandes audiências. 

Com as novelas e o programa Repórter Esso, a Tupi dominou a TV na década de 50. No entanto, apesar de ter feito a primeira transmissão ao vivo em 21 de abril de 1960 para São Paulo, a partir da década seguinte começou a enfrentar forte concorrência. Com problemas financeiros e mal administrada, após a morte de Chateaubriand, tudo ficou mais difícil para os Diários Associados.

Em 1972, a Rede Tupi de Televisão começa a ser formada com estúdios no Rio de Janeiro e São Paulo, já com atritos entre as diretorias das duas estações.

Apesar da perda de espaço diante das concorrentes, a Tupi ainda consegue emplacar algumas novelas de sucesso: "Mulheres de areia" (1973), "Meu rico português" (1975) e "A Viagem" (1975).



Em 1977 a Tupi registra os mais baixos índices de audiência. Tudo isso com dívidas astronômicas e atrasos de salários de seus funcionários. Para piorar ainda mais a situação, em outubro de 1978, um incêndio destruiu boa parte dos equipamentos da emissora.

A virada dos anos de 1979 e 1980 foram marcados por uma greve de funcionários. A greve durou até fevereiro de 80, quando a emissora fechou seu departamento de dramaturgia e dispensou os 250 funcionários que trabalhavam nesse setor.

A partir de julho de 1980, o governo passou a não renovar a concessão da Tupi; 7 de suas 10 concessões declaradas peremptas.

A sede da TV Tupi em São Paulo foi fechada quase 30 anos depois da sua inauguração. 

Após o fechamento da Tupi, foi aberta concorrência do que restou da emissora, com a TVS de Silvio Santos ficando com parte em 1981, e o Grupo Bloch ficando com outra em 1985.

Atualmente o prédio da emissora é a sede da Abril Radiodifusão, que por 23 anos, gerou o canal MTV Brasil, atualmente em televisão por assinatura diretamente pela Viacom, sob o nome MTV.

A TV Tupi lançou inúmeros artistas reconhecidos até hoje: Hebe Carmargo, Lolita Rodrigues, Lima Duarte, Wilma Bentivegna, Aírton Rodrigues. Nair Bello, Inezita Barroso, Elizet Yara Lins, Lourdes Rocha, Eloísa Mafalda, Homero Silva e Walter Forster também participaram do início da história da TV no Brasil. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Tela Class: o escracho ultra-cômico do Hermes e Renato