27 de outubro: Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual no Arquivo Nacional
O Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é uma iniciativa da UNESCO e do CCAAA (Coordinating Council of Audiovisual Archives Associations). A comemoração, aprovada pela Conferência Geral da UNESCO em 2005, é uma forma de chamar a atenção para a necessidade da adoção de medidas urgentes que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro, destacando a importância desses arquivos para a construção integral da identidade cultural das nações.
Os recursos audiovisuais são parte significativa do nosso patrimônio cultural. Imagens e sons, gravados em filme, videoteipe e fita sonora, trazem nosso passado à vida e estabelecem em nossa memória coletiva eventos, cenas e situações que, sem essas mídias, seriam esquecidas ou subsistiriam apenas como uma forma estática e sem vida. O patrimônio audiovisual é uma fonte inestimável de conhecimento e um testemunho em movimento da nossa diversidade social, cultural e linguística.
Essa memória, que permaneceu viva e é essencial para os historiadores, cientistas e cidadãos comuns que buscam o conhecimento de seu passado, não deixa de ser frágil. Ela é ameaçada pelo uso descontinuado de tecnologias e de mídia analógica e pela falta de atenção que costuma ser dadas a elas. É também particularmente ameaçada em alguns contextos sócio-políticos.
É com essa finalidade que a UNESCO lançou este Dia Mundial, para conscientizar o público sobre a necessidade de salvaguardar o patrimônio audiovisual, apoiar instituições encarregadas de tal patrimônio e promover maior acesso aos arquivos.
Num momento onde o audiovisual brasileiro é constantemente atacado pelo próprio governo federal, muitas obras estão deixando de ser produzidas. Os incentivos promovidos pela Ancine estão praticamente paralisados, desde que o governo anti-Cultura de Jair Bolsonaro assumiu, em janeiro de 2019. O audiovisual nacional, uma indústria que injeta bilhões de Reais na economia, deve ser defendido nesta data diante de tantos ataques de cunho ideológico contra atores, atrizes, roteiristas, diretores, diretoras, e todos os demais profissionais ligados a indústria do audiovisual.
Comentários
Postar um comentário