29 de outubro: Dia Nacional do Livro
A data foi criada e 1810, em comemoração a criação da primeira biblioteca do Brasil, a Real Biblioteca (Biblioteca Nacional), no Rio de Janeiro.
Essa data hoje, mais do que nunca, é como um clamor por uma enorme de brasileiros não leitora.
A leitura não só melhora a escrita e a compreensão, como estimula o pensamento crítico. Para quem tem como hábito, a leitura é um prazer, mas também, uma fonte de conhecimento.
Muitos tiveram como primeiras fontes os livros infantojuvenis ainda na escola, com coleções como as da série da coleção Vagalume. Porém, muitas pessoas abandonaram o hábito da leitura após o período escolar.
Hoje, a leitura é uma ação quase que obrigatória, tanto como forma de lazer, mas também, como forma de aquisição de conhecimento num mundo onde as informações nos chegam aos montes, e muitas têm origem duvidosa. A leitura torna-se um escudo contra a ignorância, o desconhecimento e a desinformação.
Há editoras como a L&PM ou Martin Claret, com obras dos mais variados gêneros, e com preços bastante acessíveis. Outra opção bem vantajosa são os livros virtuais, vendidos em plataformas como a Amazon, Clube de Autores, Livrorama, Hotmart, etc. Os ebooks podem ser lidos em computadores, tablets e smartphones, ou seja, os mesmos aparelhos onde muitas pessoas recebem textos, vídeos, áudios e/ou fotomontagens que alastram "fake news", mentiras e muita desinformação.
Além de todas esses meios de conseguir se manter ativo no hábito da leitura, o próprio Google mantém o Google Livros, onde há uma infinidade de livros (integrais ou trechos), dos mais diversos gêneros, temas e assuntos, com obras de vários autores, nacionais ou estrangeiros.
Outra importante ferramenta de leitura oferecida pela empresa é o Google Acadêmico. Artigos científicos, monografias, dissertações de mestrados e teses de doutorados estão disponíveis para quem quer fontes confiáveis e seguras, produzidas por pessoas capacitadas.
Seja através dos livros físicos ou dos virtuais, é preciso não só ser um leitor, mas estimular outras pessoas a terem esse hábito como algo prazeroso e construtivo.
Google Livros: https://books.google.com.br/
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/?hl=pt
Comentários
Postar um comentário