Um Homem Com uma Câmera (1929) - Direção: Dziga Vertov
O filme "Chelovek s kino-apparatom" (nome original), "Um Homem Com uma Câmera", em português, é um documentário experimental, lançado em 1929, na antiga União Soviética.
Trata-se de um filme extremamente necessário para qualquer cinéfilo, mostrando o cotidiano da cidade, das ruas, da fábrica e da intimidade de cidadãos soviéticos no início da década de 1920.
O diretor utiliza uma série de planos e montagens muito avançadas para o seu tempo; muitas dessas técnicas são utilizadas até hoje no cinema. Utilizando a metalinguagem, o filme parece bastante confuso, antes de nos transportar para um misto interessantíssimo entre imagens e sons; uma verdadeira sinfonia visual real com as imagens capturadas por ele.
Mesmo sendo um documentário, "Um Homem Com uma Câmera" mostra a cidade de Odessa através de uma visão subjetiva, utilizando superposição, câmera lenta, colagens, zoons, movimentos rápidos de câmera ou jogo com lentes, para mostrar tudo exatamente de uma forma inovadora e própria.
O filme vai muito mais além dos simbolismos: trem, máquinas, engrenagens, cavalo, pessoas, bebê. O diretor tenta nos dizer que não somos somente máquinas ou somente animais, mas observadores de tudo o que acontece ao redor e como estamos inseridos neste mundo, pensando "fora da caixa".
Puramente construtivista cinematográfico, "Um Homem Com uma Câmera", propõe uma visão da realidade cotidiana sem interpretação de papéis e roteiros. É um filme para se questionar muito além do simples entendimento de uma produção imagética analítica com início, meio e fim.
"Um Homem Com uma Câmera" é revolucionário, radical e genial.
Comentários
Postar um comentário