15 de novembro: Dia Nacional da Umbanda

Se você não conhece a Umbanda, esse texto vai te ajudar a entender um pouco sobre essa religião genuinamente brasileira.

As tradições de vestir branco no Ano-Novo, pular sete ondas e depositar flores no mar têm tudo a ver com essa religião. Se você já fez alguma dessas coisas, você já praticou um pouquinho de Umbanda.

É a religião dos Pretos Velhos, Caboclos, entre outras falanges de espíritos de luz que através de seus médiuns vestidos de branco e pés descalços, realizam atendimentos espirituais regados a boas conversas, conselhos, benzimentos e os famosos passes mediúnicos.

Essas falanges trabalham no dia de suas giras e geralmente esses espíritos representam um Orixá.

Os Orixás são como os santos da igreja católica, inclusive existe um sincretismo entre eles, Ogum é São Jorge, Xangô é São Jeronimo, e assim por diante.

Deus para os umbandistas é um só, e o nome dele pode ser Nzambi, Olorum, Tupã, Deus, God, dependendo da língua que você fala.

Além de monoteísta a umbanda é cristã pois recebeu influência do Catolicismo romano e do Kardecismo francês, além do Candomblé africano e das crenças indígenas tupiniquins.

Seus adeptos acreditam na vida espiritual após a morte, na reencarnação e na lei do carma. Praticam a caridade dentro e fora dos terreiros e não cobram absolutamente nada por seus trabalhos religiosos. Qualquer coisa diferente disso, acredite, não é Umbanda.

A Umbanda não pratica sacrifício de animais e toma a natureza como sagrada, protegendo-a desde muito antes do assunto "ecologia" ser tão atual.

No dia 15 de Novembro além de comemorarmos o dia de uma religião de luz, também nos permitimos despertar uma consciência maior sobre a energia do mundo e a nossa paz espiritual. A Umbanda prega através do autoconhecimento a verdadeira cura do ser humano, aquela que acontece de dentro para fora.

Em tempo, "Macumba" é apenas um instrumento musical africano.

Extraído do site: girasdeumbanda.com.br

Saiba mais sobre a Umbanda: https://www.girasdeumbanda.com.br/materia/210/a-umbanda.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Tela Class: o escracho ultra-cômico do Hermes e Renato