Dia Mundial do Vaso Sanitário
Pode soar até como brincadeira, mas no dia 19 de novembro é celebrado como o Dia Mundial do Vaso Sanitário. A iniciativa é conscientizar cidadãos e governos sobre a importância dos sistemas de saneamento básico, como acesso a água potável e esgotamento sanitário.
Pesquisas realizadas em 2016 pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mostram que mais de 51,9% da população brasileira não tem acesso à coleta de esgoto.
Em várias cidades do país é comum vermos obras paralisadas ou não iniciadas justamente pelo saneamento básico não ser considerado como obras de prestígio por boa parte da classe política em todas as suas esferas.
Ignorar um sistema de saneamento básico eficiente previne não só epidemias para as classes mais pobres, mas também as classes média e alta, que muitas vezes também são atingidas por surtos de Dengue e Zika. Segundo o Ministério da Economia, a mortalidade por Covid-19 é maior em cidades onde os serviços de saneamento básico são piores.
O crescimento populacional urbano no Brasil exigiu um esforço político para infraestrutura em saneamento básico ao qual, muitas vezes, prefeituras e governos estaduais, preferiram ignorar.
Tendo 12% da água doce que está na superfície, o Brasil vive uma situação totalmente absurda, pois cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável. A maior parte da população que não conta com água potável está concentrada nas regiões Nordeste e Norte.
Diferente da distribuição de água, a coleta e tratamento de esgoto é um problema menos concentrado em uma região do país. O que não deixa de ser um alerta pois o Brasil trata apenas 45% do esgoto que produz. Ou seja, 55% do esgoto gerado é despejado em rios e córregos sem qualquer tipo de tratamento, piorando e muito a questão ambiental e de qualidade de vida de muitos brasileiros.
Desta forma, o Dia Internacional do Vaso Sanitário tem por objetivo reforçar a necessidade de investimentos, inovações e ações de infraestrutura e de saneamento básico.
Fontes:
https://www.eosconsultores.com.br/qual-a-realidade-do-saneamento-basico-no-brasil/
https://www.saneamentobasico.com.br/mortalidade-covid-19-saneamento-basico/
Comentários
Postar um comentário