Trama Macabra: A despedida de Hitchcock

Dono de uma extensa e magistral filmografia, "Trama Macabra", de 1976, foi o último longa dirigido pelo mestre do Suspense, falecido quase 4 anos depois.

Para muitos, "Trama Macabra" foi uma despedida modesta e que não está à altura de outros filmes do gênio Hitchcock. Porém, para mim, o filme tem todos os elementos essenciais do Suspense, mesclado com Humor Negro, típicos de Hitchcock, e com uma trama muito bem conectada e desenvolvida.

Realmente tenho de concordar que há inúmeros filmes bem superiores: O Pensionista (1927), A Dama Oculta (1938), Suspeita (1941), A Sombra de uma Dúvida (1943), Interlúdio (1946), Festim Diabólico (1948), Pacto Sinistro (1951), Janela Indiscreta (1954), Disque M Para Matar (1954), Um Corpo que Cai (1958), Intriga Internacional (1959), Psicose (1960), Os Pássaros (1963), Frenesi (1972), são alguns exemplos não só dos melhores filmes deste gênio, mas da história dos filmes de Mistério, Crime e Suspense.

Trama Macabra foi um filme produzido durante uma transformação por que Hollywood passava. Hitchcock não chegou a participar da Nova Hollywood, porém "Trama Macabra" foi uma despedida nos moldes do que Hitchcock construiu como o seu modo de produzir Suspense. Em comparação com outras obras-de-arte do mestre, é um filme abaixo, mas não deixa de ser excelente.

A construção dos personagens e das ligações que já existem ou que vão sendo desenlaçados no transcorrer do filme, tudo ocorre na medida certa. Os apuros em que a falsa médium e seu parceiro conseguem se meter, a pedido de uma velha senhora que procura por um parente desaparecido e que o mesmo é envolvido com sequestros, roubos e comércio de joias contém sequências hilárias e tudo se encaixa perfeitamente no final.

E muitas coisas ocorrem em climas de tensão, típicos dos filmes do diretor. Além disso, tem um teor cômico um pouco acima dos outros filmes do diretor, transitando entre o Mistério e a Comédia. O personagem interpretado pelo ator Bruce Dern, apesar de investigador é também o maior alívio cômico da trama e é um exemplo de talvez o personagem mais engraçado criado por Hitchcock, talvez até mais do que nas vezes em que se atreveu a dirigir Comédias, como "Sr. e Sra. Smith", ou "O Terceiro Tiro", que não é exatamente uma Comédia, mas um Mistério com uma grande carga de Humor Negro.

Mesmo um pouco enfraquecido pelo tempo, "Trama Macabra" é um prato cheio para qualquer fã do mestre Alfred Hitchcock e encerra de forma brilhante uma carreira genial.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Tela Class: o escracho ultra-cômico do Hermes e Renato