Mel Brooks: um gênio da Comédia

O novaiorquino Melvin Kaminsky, nasceu no dia 28 de junho de 1926. Utilizando o nome artístico de Mel Brooks, tornou-se um dos maiores nomes do cinema norte-americano, principalmente na Comédia.

A sua entrada para a vida artística na comédia se deu após substituir um comediante de stand-up que ficou doente.

Logo, Mel Brooks começou a escrever roteiros, tendo a sua estreia na série Agente 86, que durou de 1965-70, onde roteirizou junto com Buck Henry e Ron Friedman.

No cinema, foi um dos roteiristas da Comédia de Jerry Lewis, "O Terror das Mulheres", de 1961, mas o reconhecimento veio de vez quando escreveu "Primavera Para Hitler", de 1967, o que o fez vencer o Oscar de 68 de roteiro original.

Daí em diante a carreira de Mel Brooks decolou: escrevendo, produzindo, dirigindo e atuando, tornou-se um dos maiores nomes da história da Comédia.

Depois de "Banzé no Oeste" (1970) e "Banzé na Rússia"(1974), fez Gene Wilder brilhar em "O Jovem Frankenstein", também de 1974. 

Em 1977 satirizou alguns filme de Alfred Hitchcock, como "Os Pássaros", "Psicose" e "Um Corpo que Cai", na Comédia "Alta Ansiedade". 

Em 81, roteirizou, produziu, dirigiu e atuou no que talvez seja o seu filme mais conhecido e, para alguns, polêmico: "A História do Mundo: Parte 1". Nesta Comédia insana, Brooks nos leva para vários eventos históricos de uma forma hilária. Nele crítica e humor negro funcionam perfeitamente de forma balanceada, com algumas piadas que podem arrancar risos até hoje. Só não é recomendado para os hiper sensíveis.

"S.O.S.: Tem um Louco Solto no Espaço" (1987), "Que Droga de Vida" (1991), "A Louca! Louca História de Robin Hood" (1993) são outras boas comédias de Mel Brooks, bem como a paródia de "Dracula de Bram Stoker", "Drácula: Morto mas Feliz", de 1995, estrelado por Leslie Nielsen.

Em 2005 Mel Brooks produziu um remake de "Primavera Para Hitler". "Os Produtores" tem nomes conhecidos como Matthew Broderick (interpretando o mesmo papel que Gene Wilder interpretou no clássico de 67), Nathan Lane, Uma Thurman, dentre outros. 

Em seus últimos trabalhos, Mel Brooks tem emprestado a sua voz em algumas animações como: "Em Hotel Transilvania 2", de 2015, onde dublou Vlad, "Os Irmãos Guardiões" (2016), com o personagem Rogman, "Blazing Samurai", de 2017, com Shogun, e "Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas", de 2018, onde novamente deu voz à Vlad.

Seja em comédias mais escrachadas, pastelonas, ou em filmes com um humor mais específico, Mel Brooks prova que tanto em matéria de roteiro, direção e atuação, ele é um profissional completo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Tela Class: o escracho ultra-cômico do Hermes e Renato