Eva (2020) - Direção: Daniela Gonçalves

Produzido pela Friends Group Entertainment, Eva é um projeto arrojado e com uma proposta bastante audaciosa. Isso tudo é muito bom porque prova que tem muita gente boa trabalhando na "guerrilha" para produzir curtas-metragens no Brasil e que não hesita em arriscar.

A trama de Eva conta a estória de um sacerdote e seu guardião que estão em uma viagem, e ao passar pela província de Eva, eles tem sua jornada interrompida ao encontrar um misteriosa jovem que está ferida. 

A partir deste momento uma série de eventos passa a ocorrer. A equipe criativa não ousa em arriscar em pontuais efeitos sonoros e visuais bastante caprichados. Na pele do guardião, interpretado por David Mello, somos surpreendidos com uma produção extremamente madura e eficiente na transmissão de tudo o que o personagem sente.

A trama utiliza do Suspense, do Terror e do Mistério para também passar o recado sobre os ataques frequentes e violentos dos humanos contra a natureza. Eva mostra muito mais do que apenas pode ser visto e ouvido, mas também sentido. E bote eficiência para fazer isso!

A escolha do Esperanto como idioma foi acertadíssima, pois rompe muito mais barreiras do que se tivessem optado pelo Inglês, Espanhol, ou qualquer outro idioma. Por tudo o que o Esperanto representa como proposta de intercâmbio entre povos, nações e culturas, motivação principal de seu criador, o médico Ludwik Lejamenhof, em 1887, o idioma funciona em Eva muito melhor até mesmo se fosse filmado com o nosso idioma.

O roteiro de Eva é propositalmente lento em seu primeiro ato, tomando velocidade à medida que a trama avança. A resolução final é frenética, apavorante e angustiante. Conduzido com uma competência enorme da diretora e roteirista Daniela Gonçalves, Eva merece ser visto e revisto, caso o espectador perca algum detalhe durante a primeira experiência. Tudo está exatamente no lugar certo e na hora certa; a direção de arte comprova isso quando precisa utilizar planos abertos quando necessário, ou planos-detalhes muito bem encaixados quando a trama precisa. A trilha sonora escolheu a dedo, que efeitos usar, como usar e em que momento usar.

Eva, uma produção lançada em novembro de 2020, e filmada em Mogi das Cruzes, é mais uma das provas que o cinema nacional merece ser assistido, admirado e divulgado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Deixou saudades: Revista Bizz/Showbizz

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp