Do Pó da Terra (2016) - Direção: Maurício Nahas

Realizado pela Notorious Films, "Do Pó da Terra", nos conduz para próximo de artesãos de cerâmica do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e nos mostra como se dá a relação com os moradores da região com a matéria-prima: o barro.

Com argumento de Fernando Machado e roteiro de Di Moretti, o documentário preenche todos os seus 79 minutos com um pura sensibilidade por parte da equipe de produção, valorizando com excelência a arte produzida pelos habitantes da região e dando-lhes voz. 

As histórias sobre as dificuldades financeiras são comuns às de populações de outras localidades do país. E também são similares as situações onde as novas gerações abandonam a atividade, seja por uma mudança comportamental social e econômica, seja pela migração para grandes centros, em busca de uma melhor condição financeira.

O filme relata não só o processo de fabricação das peças, mas também a relação de amor com o barro e com as artes já produzidas. Cada peça tem as digitais de quem a produziu.

"Do Pó da Terra" mostra, ainda, a pluralidade cultural e artística que compõe o Brasil. Isto reforça a mentalidade do quão importante é valorizar a arte popular, cada qual com suas peculiaridades e significados. O filme nos dá a dimensão das diversidades artísticas de todos os cantos do Brasil e como todas são ricas e compõem a beleza de nossa cultura.

O longa questiona também problemas comuns de pessoas comuns, como a pobreza, alta taxa de mortalidade, alcoolismo, e como as relações sócio-econômicas se complicaram com o avanço da cultura de eucalipto na região.

"Do Pó da Terra" é um documentário que tem uma produção excelente, com direção, fotografia e trilha sonora também excelentes. É um filme essencial para antropólogos, historiadores, artistas, folcloristas, ou simplesmente para quem somente admira a pluralidade cultural que um país com dimensões continentais tem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Deixou saudades: Revista Bizz/Showbizz

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp