Divine: o símbolo máximo da transgressão do cinema underground norte-americano

Nascido em Baltimore, Maryland, em 19 de outubro de 1945, Harris Glenn Milstead ficou conhecido como Divine. Nascido numa família de classe média conservadora tornou-se um ícone da contracultura norte-americana no cinema, no teatro e na música, entre os anos 60 e 80.

O alter ego drag queen Divine, tornou-se figura central nos filmes do diretor John Waters.  Mondo Trasho (1969), Multiple Maniacs (1970), Pink Flamingos (1972) e Female Trouble (1974) foram algumas das parcerias de Milstead e John Waters.

Harris Glenn Milstead passou a montar a personagem Divine quando tinha apenas 16 anos, se inspirando em Elizabeth Taylor. Divine participou de alguns concursos drags, porém, o seu jeito extravagante e escrachado fez com que desistisse deles e procurasse expor o seu talento em outro meio.

Procurou e encontrou: com John Waters foi dirente. Com pouca grana e muita criatividade, viraram ícones da cultura underground norte-americana. Praticamente fizeram o cinema tosco virar cult, tendo filmes que se tornaram clássicos e são reverenciados até hoje. 

Originalíssima, Divine ganhou fãs, admiradores e influenciou muitos artistas em vários cantos do mundo.

Com certeza o longa-metragem Pink Flamingos, de 1972, é o trabalho mais emblemático de Divine. Bizarro, grosseiro, nojento, mas totalmente autêntico, Pink Flamingos é talvez o maior sucesso do cenário cinematográfico underground de baixo orçamento norte-americano daquele período. Ao todo, Divine atuou em 13 filmes, incluindo curtas e longas-metragens.

Com o sucesso no cinema, Divine embarcou para os trabalhos no teatro, atuando em peças nos EUA e Reino Unido. Com talento de sobra, Divine ainda encontrou espaço na música, tendo alguns sucessos como Shoot Your Shot, I'm So Beautiful, You Think You're a Man, Shake It Up, dentre outros. 

Harris era um homem tímido e polido. Já Divine era... Divine; louca, desbocada, obscena e extravagante. 

Harris Glenn Milstead partiu cedo, com apenas 42 anos, em 1988. Partiu, mas no deixou a eterna Divine.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Deixou saudades: Revista Bizz/Showbizz

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp