Peçanha Contra o Animal (2021) - Direção: Vinicius Videla

O longa produzido pelo Porta dos Fundos que mostra a caça do sargento-tenente-major Peçanha ao assassino em série Animal, que faz suas vítimas na Baixada Fluminense, cumpre o que promete em partes.

É um filme com muitos altos e baixos; até concordo que tenha mais baixos do que altos, mas é um bom passatempo, ainda mais pra quem costuma acompanhar os materiais produzidos pelo Porta. Não chega a ser um filme ruim, mas falta conteúdo ao roteiro, sendo cansativo em alguns momentos.

O personagem Peçanha é engraçado, é caricato, mas o excesso nos exageros e as repetições cansam. 

Poderia ter o roteiro, escrito pelo ator que interpreta o Peçanha, Antonio Tabet, um pouco mais de elaboração. Vá lá que é um filme curto, com 67 minutos, porém, fica a sensação de que caberia mais coisas na trama, além da verborragia excessiva e constante do personagem principal em praticamente o filme inteiro. Às vezes, menos é mais. 

Um ou outro momento conseguiu arrancar risadas, entretanto, foram poucos. Não só por culpa do roteiro, mas também pelas atuações. A impressão que dá é que os outros atores não se entregaram completamente ao projeto. Não que seja má vontade deles, mas por culpa de uma trama que exigiu muito pouco de cada um.

Algumas piadas são forçadas e sem graça, ou pelo excesso ou pela falta de timing. Algumas situações poderiam ser mais bem exploradas até. 

Peçanha Contra o Animal é um besteirol (não passa disso), que cumpre somente o objetivo de entreter, numa trama bastante simples e com tudo o que quem acompanha o personagem no Porta dos Fundos já viu. O roteiro tem alguns atalhos, que substituídos por outros meios, poderiam melhorar bastante o longa. Tudo bem, é um filme de comédia, mas poderia, ao invés de jogar na cara do expectador a "surpresa" sobre a identidade do serial killer, trabalhar um pouco mais o elemento investigativo do Peçanha e dos outros personagens em busca disso. Cabia mais e, apesar do tempo, tinha espaço para isso.

Na minha opinião, Peçanha Contra o Animal é um filme mediano, que mata o tempo pra quem não tiver grandes expectativas, mas que eu não assistiria novamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo Galeano: "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

Deixou saudades: Revista Bizz/Showbizz

Enquanto Eu Respirar (2021) - Direção: Thiago Beckenkamp